quarta-feira, 15 de outubro de 2014

No dia do professor oito dicas para melhorar a postura corporal em sala de aula

A rotina de quem ensina exige cuidados com a coluna e com a musculatura corporal. Queixas como torcicolos, dores na coluna e tensões no músculo trapézio superior (aquele logo abaixo do pescoço, que fica enrijecido quando estamos tensos) costumam atrapalhar o dia a dia dos professores.

1. Não fique muito tempo na mesma posição. Durante as aulas, procure alternar seus movimentos: ande pela sala, fique um tempo em pé e alguns minutos sentado.

2. Faça pausas para descansar 

3. Use tênis ou sapatos confortáveis Para você, um tênis ou um sapato com salto baixo e sem bico fino são as melhores opções.

4. Se sente dores, procure ajuda médica A dor é um sinal de lesão ou de princípio de lesão, que indica sobrecarga.

5. Fique em pé da maneira correta. Em geral, o professor passa boa parte do tempo em pé enquanto dá aulas. Faça isso sem deixar os pés muito próximos, o que dificulta o equilíbrio e a manutenção da postura, pois o corpo precisa se esforçar um pouco mais para ficar parado.

6. Cuidado ao escrever na lousa Quando você levanta o braço para escrever na lousa, se move ligeiramente pra frente e o corpo se ajusta para restituir o equilíbrio. Nesta hora, procure alinhar joelhos, tronco e os ombros e manter a estabilidade do corpo, conforme a ilustração abaixo.

 
7. Pratique exercícios físicos

8. Agache do jeito certo. Para falar com os alunos da Educação Infantil, o educador abaixa várias vezes ao longo do dia, pelo tamanho das crianças e pela natureza do mobiliário utilizado nesta etapa de ensino. Aqui, mais uma vez, vale a premissa: é importante evitar repetições de movimento errados. Por isso, quando agachar, principalmente para levantar peso, mantenha os pés afastados, de preferência um na frente e outro atrás, e flexione bem o joelho. Quanto mais dobrar o joelho, menos você curva e força a coluna. Vale acrescentar que não é correto ficar muito tempo agachado. Se isso for necessário, opte por sentar em um banquinho que tenha a altura que você precisa.


Fonte: revista escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário