quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mudança de hábitos: Hora de dormir


A soja e a menopausa

Soja: Os grãos de soja e seus derivados têm efeito benéfico na fortificação dos ossos.
A oleaginosa é rica numa substância chamada de isoflavona, que por ter a estrutura muito parecida com o hormônio feminino estrógeno, ajuda os ossos a absorver minerais. Por isso, ela é altamente recomendada para as mulheres que entraram na menopausa.
 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A dança e as lesões e os benefícios do Pilates

 
Lesões em pés, tornozelos, joelhos, quadris e lombar são muito comuns no meio da dança. Sabemos que vários bailarinos sentem dor, porém devido à necessidade de usar seu corpo como instrumento de trabalho, convivem com ela. Estas lesões, em sua maioria, vem de um volume de treinamento muito alto, associado a desalinhamentos articulares e desequilíbrios musculares, que mesmo quando pequenos, são repetidos inúmeras vezes durante um ensaio, em que o bailarino repete sequências de saltos, giros, levantamentos e acrobacias. O excesso de repetição leva a uma sobrecarga dessas estruturas e consequentemente à lesão.
Com o Pilates, é possível treinar estes movimentos de forma mais alinhada e segura. Também é possível fortalecer a musculatura que dá suporte às articulações, deixando-as mais estáveis e com capacidade de absorver maiores cargas. Treina-se também a mobilidade das estruturas, principalmente da coluna, promovendo um movimento mais harmônico das vértebras, diminuindo as regiões de hipo ou hipermobilidade.

Para refletir...


terça-feira, 8 de julho de 2014

Incotinência urinária e a gravidez: fortaleça seu assoalho pélvico

Relatório de um programa holandês referência no mundo em relação a esse tema, o Motherfit , diz que uma em cada três mulheres será afetada pela incontinência urinária durante a sua vida. A primeira gravidez e o parto são os fatores que mais contribuem para a disfunção.
A fisioterapeuta Elza Baracho esclarece por que a gravidez é um fator de risco. "Não só pelo aumento corporal, mas a própria alteração de postura com o aumento do abdômen gera um comportamento de compensação que vai enfraquecer o assoalho pélvico. A gravidez aumenta a pressão intra-abdominal que vai aumentar a demanda da musculatura pélvica".
Faça exercícios fisioterápicos para reforçar a musculatura do assoalho pélvico, já está provado que pacientes com assoalho pélvico fortalecido têm diminuição da contração vesical involuntária.
entre em contato com a gente!