segunda-feira, 31 de março de 2014

Dicas de livros de cabeceira

Paralelamente a seu trabalho artístico com a dança, Ivaldo Bertazzo aprofundou-se no estudo fisioterápico do funcionamento do aparelho locomotor e da biomecânica, criando em 1975 a Escola do Movimento. Nela, vem auxiliando pessoas de diferentes classes sociais e ocupações, por Ivaldo denominadas "cidadãos dançantes", na educação do corpo e na transformação do gesto como manifestação de sua individualidade.
O livro Corpo vivo contém uma síntese do Método Bertazzo, testado e consolidado nestas mais de três décadas, e ensinará como estruturar o corpo nos âmbitos profissional, escolar e da saúde em geral, abordando temas como: centros de energia, recursos neurológicos para estimulação motora, movimento, apoios, planos e torções. Redigido de forma leve e bem-humorada, explicitado por numerosas fotografias e ilustrações, a obra conta com a colaboração das fisioterapeutas Ana Marta Nunes, Geni Castro, Juliana Storto e Liza Ostermayer.
 

Uma seleção de exercícios do Método Bertazzo que dá continuidade ao livro Corpo vivo: Reeducação do movimento, publicado pelas Edições Sesc SP em 2010. A obra é explicitada por fotografias e ilustrações apresentando exercícios que trabalham o alinhamento da postura ao manter-se em pé, movimentos relacionados à força da gravidade, coordenação motora fina, tórax e coluna vertebral, e estabilidade combinada à flexibilidade, extremamente úteis para idosos e como preparação para o envelhecimento saudável do ponto de vista motor. Colaboram com a obra as fisioterapeutas Ana Marta Nunes, Geni Castro, Juliana Storto e Liza Ostermayer.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Fique atento! Usar o tênis errado pode gerar problemas na coluna.

Usar o tênis certo para cada atividade física pode prevenir  lesões e outros problemas ortopédicos. Com um tênis sem um amortecimento adequado, há maior sobrecarga nas articulações do joelho e do quadril ,  que podem levar a uma degeneração precoce da coluna.
Além da coluna, problemas relacionados ao desgaste da articulação do joelho são os mais prováveis de ocorrerem como a degeneração de meniscos (cartilagens presentes na articulação do joelho). Existem calçados que  são específicos para cada tipo de pisada. O impacto direto nos pés com um calçado inadequado pode causar o desgaste precoce dos ossos e da articulação do pé e tornozelo. Além disso, podem favorecer a lesões como entorse (perda momentânea das articulações) e fraturas.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Iso Stretching

Desenvolvido há 30 anos pelo cinesioterapeuta francês Bernard Redondo, o método tem como fundamento fortalecer e aumentar a flexibilidade dos músculos - importante para eliminar as "compensações posturais" que causam problemas como enxaquecas, dores nas articulações, LER (lesão por esforço repetitivo), falta de energia, gastrite, entre outros.
Pode ser aplicado em praticantes de esportes intensos, mulheres que usam salto alto no trabalho, pessoas que passam muitas horas em frente ao computador, que querem ganhar força muscular, para eliminar dores ou, simplesmente, para quem busca a prevenção de problemas músculo-articulares, podendo ser aplicada em qualquer idade. Mas, lembre-se sempre com a supervisão de um fisioterapeuta.
Ficou interessado? Entre em contato com a gente!
 
Fonte: Revista Corpo a Corpo



 

quarta-feira, 12 de março de 2014

Benefícios da massagem

 
A massagem quando aplicada de forma assídua pode agir fazendo verdadeiras maravilhas pela nossa saúde. Conheça três pesquisas que relatam os inúmeros benefícios da massagem:

Pressão Arterial Elevada
Pesquisa confirmaram que a massagem terapêutica e relaxamento muscular progressivo podem ser utilizados como tratamentos para a redução da pressão arterial e dos sintomas associados. Na pesquisa, adultos que tinham sido diagnosticados como hipertensos receberam dez sessões de massagem de 30 minutos ao longo de cinco semanas. Como resultado, a pressão arterial foi diminuindo da primeira a última sessão de massagem terapêutica.

Enxaqueca
Pesquisa realizada em pessoas que sofriam de enxaqueca constante receberam duas massagens por semana, durante cinco semanas consecutivas. Ao final, confirmaram a diminuição da dor, menor frequência nas enxaquecas, sono mais tranquilo, além de ficar comprovado que eles apresentavam aumento de nível na serotonina

Gravidez
Mulheres grávidas receberam massagem terapêutica durante 5 semanas. O resultado? Menos ansiedade já após a primeira sessão e menor dor nas pernas, melhora do humor, sono mais tranquilo e menos dor nas costas até o último dia do estudo.

Conheça as massagens disponíveis aqui na Viviane Peroni Fisioterapia e Pilates pelo telefone:
(51) 3235-1884

Fonte pesquisas: Touch Research Institute
 

segunda-feira, 10 de março de 2014

Movimente-se!


De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, 70% da população mundial é sedentária. A falta de exercício pode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto a hipertensão, diabetes, tabagismo ou obesidade e, se associado a esses, pior ainda. A falta do exercício físico somado a alimentação inadequada são responsáveis por mais de 50% do número de mortes por infarto.
Quem  não liga para a atividade física tem que entender que o exercício ajuda a baixar os níveis de colesterol, melhora o controle do diabetes, auxilia no equilíbrio da pressão arterial, melhora a capacidade respiratória, melhora autoestima.

Mudança de hábito: Lavar louça


quarta-feira, 5 de março de 2014

Dica pós folia de carnaval: Escalda pés

A terapia do escalda-pés está na lista dos mimos que fazem a diferença para renovar as energias, promover a auto-estima e ainda curar uma dor! Uma ótima dica pós carnaval!
Nossos pés merecem cuidados especiais para manter a saúde, o bem-estar, bom humor e a boa aparência. Os pés, responsáveis por nosso caminhar, nem sempre recebem a atenção necessária e acabam sendo esquecidos. O escalda-pés é tratamento muito antigo, utilizado pelas nossas sábias avós.  
Receitas de escalda-pés para relaxar e contagiar o corpo todo!
 
 Lavanda
- água quente
- 2 a 3 rodelas de laranja
- bolinhas de gude
- 5 gotas de essência de lavanda
Junte todos os itens numa bacia e coloque os pés. Deixe por 10 a 15 minutos, usando as bolinhas de gude para massagear a sola dos pés.
 
Alfazema
- água morna
- 4 colheres de sopa de sal grosso
- 8 gotas de alfazema
Junte os ingredientes num recipiente até que o sal dissolva. Deixe os pés por 30 minutos. Enxugue e passe hidratante à base de manteiga de karité.
 
Chá de camomila
- 8 xícaras de chá de camomila
Despeje o chá numa bacia e mantenha os pés por 30 minutos. A camomila tem propriedades relaxantes.
Refresca-pés
- água em temperatura ambiente
- 5 gotas de óleo essencial de hortelã ou folhas de hortelã maceradas com sal marinho
Ponha os pés na mistura por 10 a 15 minutos e sinta o frescor da hortelã. Em seguida, massageie com creme hidratante.
Esfoliante
- 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 8 colheres de óleo de amêndoas
Junte o açúcar e o óleo e aplique a mistura sobre todas as regiões dos pés em movimentos circulares e para cima. Depois, retire com uma toalha úmida ou coloque os pés em água morna. Enxugue e passe hidratante com manteiga de karité, envolvendo os pés, em seguida, com sacos transparentes. Deixe o hidratante agir por 15 minutos, retire o plástico e faça uma automassagem. Remova o hidratante restante com uma toalha quente e úmida.

Fonte: MdeMulher