quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Xiii, acho que fiz xixi... Exerícios para o assoalho pélvico

Assoalho Pélvico é um conjunto de músculos que estão localizados na região entre as pernas, a partir do nosso osso público na frente até a base da espinha, nas costas. Eles ajudam a sustentar a bexiga, o útero e o intestino, e a controlar os músculos que fecham o ânus, a vagina e a uretra. Quando estão fracos ou afetados de alguma forma, como em consequência do parto, eles não fazem seu trabalho de forma eficiente, chegando a causar incontinência urinária redução no prazer sexual e prolapso ("queda" ou saída do lugar de algum órgão).
Quem sofre da chamada incontinência de esforço pode deixar escapar um pouco de xixi ao tossir, dar risada ou fazer exercícios. Estima-se que até 25% das mães de primeira viagem sofram desse tipo de incontinência.
 
Exercícios específicos para o assoalho pélvico fortalecem os músculos para que eles voltem a funcionar bem. Quanto mais trabalhados, mais fortes eles ficarão. Músculos do assoalho pélvico fortes dão maior apoio ao peso extra da gravidez, ajudam no segundo estágio do trabalho de parto e, ao aumentar a circulação, auxiliam na recuperação do períneo (área entre a vagina e o ânus) após o nascimento do bebê por parto normal, evitam incontinência urinária após a cirurgia de prostectomia e, quando feitos regularmente, esses exercícios ajudam a prevenir a manifestação da incontinência urinaria e do prolapso. Você pode praticar de pé, sentada ou deitada, mesmo quando estiver falando ao telefone ou trabalhando no computador. Desenvolvendo a consciência desta musculatura é possível exercitá-la a qualquer momento e em qualquer lugar, tornando-a resistente e suficientemente forte para uma rotina de vida sem a preocupação e desconfortos gerados pela incontinência urinária e/ou fecal.
 

Fonte: Professora Lessara Aguiar


. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário