quinta-feira, 19 de maio de 2016

Fibromialgia uma dor real

A fibromialgia é uma das razões mais comuns para a dor crônica, afetando cerca de 5 milhões de americanos. É também uma das mais incompreendidas. O mito mais comum, é dizer que a fibromialgia é "tudo da sua cabeça." Mas, a  fibromialgia é uma doença real.
"Muitas vezes, os membros da família não entendem o que um paciente está passando por ou o que os meios de diagnóstico", diz a psicóloga Sara Davin, PsyD.
Ela diz que isso, por si só, pode gerar estresse nas famílias. E para pacientes com fibromialgia, mais estresse pode realmente contribuir para mais dor. Reconhecendo o estresse desempenha papel é crítico quando o tratamento da fibromialgia, diz ela.
É fácil para as pessoas entenderem que a recuperação de uma cirurgia ou um osso quebrado é doloroso. Mas é mais difícil de compreender a dor generalizada e fadiga da fibromialgia.

Parte médica, parte psicológica
"Para a maioria dos casos, a fibromialgia não responder ao tratamento puramente médico ou de cuidados puramente psiquiátrico", diz Dr. Davin.
Fibromialgia pode criar um ciclo vicioso de sintomas. Situações estressantes podem causar pessoas com fibromialgia sentir-se ansioso ou deprimido. E isso pode perturbar o sono das pessoas.
O corpo então começa a produzir níveis anormais de substâncias químicas relacionadas à dor. Que desencadeia sensibilidade, dor, fadiga e dificuldades cognitivas que aumentam ainda mais o stress e a ansiedade.
"Vários estudos sugerem que até 80 por cento das pessoas com fibromialgia têm sintomas de depressão," diz o Dr. Davin. "Você não pode obter um resultado médico ideal se você não também lidar com os fatores psicológicos."

O tratamento
Se você tem fibromialgia, aqui estão três maneiras de tomar o controle de seu tratamento:
1 controle o estresse
"Eu digo aos meus pacientes que eles podem ter algum controle sobre sua condição pela primeira gestão do seu stress," diz o Dr. Davin.
2.Exercicios e cuidado com peso.
Muitos pacientes acreditam que não podem exercer por causa de sua dor e fadiga. Mas 40 por cento dos pacientes com fibromialgia são obesos e 30 por cento estão com sobrepeso, e os estudos mostram claramente que o exercício e perda de peso pode ajudar a aliviar os sintomas da fibromialgia.
3.Envolva-se na comunidade. As pessoas que estão trabalhando, o voluntariado ou fazer algo que lhes dá um sentimento de satisfação fazer muito melhor.

Fonte: cleveland clinic

Nenhum comentário:

Postar um comentário