terça-feira, 15 de abril de 2014

Dor no corpo todo?



O que é Fibromialgia?
É uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga, sono não reparador e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça,
tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.
Qual é a causa da Fibromialgia?
Não existe ainda uma causa definida, mas estudos mostram que os pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem Fibromialgia. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com Fibromialgia interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor. A Fibromialgia também pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem Fibromialgia e outras não ainda é desconhecido.
O que não se discute é se a dor do paciente é real. Hoje, com técnicas de pesquisa que permitem ver o cérebro em funcionamento em tempo real, descobriu-se que pacientes com Fibromialgia realmente estão sentindo a dor que dizem sentir.
Que grupo de pessoas é mais afetada pela síndrome?
No Brasil está presente em cerca de 2% a 3% das pessoas. Acomete mais mulheres que homens e costuma surgir entre os 30 e 55 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.
Devo fazer algum tipo de atividade física?
Sim. Além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecidamente um método
não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida
dos pacientes com Fibromialgia. Constitui-se, assim, uma intervenção fundamental, aliada às
medidas medicamentosas, para o tratamento da Fibromialgia.

Fonte e maiores informações:
Sociedade Brasileira de Reumatologia
www. reumatologia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário