segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Os mitos mais comuns sobre o Pilates:

1. Pilates é coisa de mulher
Apesar de a mulherada adorar o Pilates, porque ele ajuda a definir o abdome e fortalecer as pernas, ele não é uma atividade exclusivamente feminina. O método foi criado por um homem, Joseph Pilates, para ajudar soldados a se exercitar nos campos de concentração da Primeira Guerra Mundial. Os exercícios e aparelhos se adaptam a diferentes níveis de condicionamento e pode desafiar muito a musculatura dos homens.

2. Pilates e Yoga são a mesma coisa
Muitos alunos pensam que o Pilates e a ioga são iguais, pois trabalham com movimentos lentos e exigem concentração e consciência corporal. Mas elas são práticas bem diferentes. A yoga prega a harmonia corporal, mental e espiritual. Seus exercícios promovem a flexibilidade, mas são uma forma de elevação espiritual. O Pilates usa a concentração e o equilíbrio para fortalecer a musculatura e realinhar a postura, prevenindo lesões e preparando para a atividade física.

3. Pilates é muito fácil
Na verdade, o Pilates pode ser adaptado para diferentes perfis: desde o sedentário até quem frequenta academia todos os dias. O Pilates tem um repertório desafiador até para os atletas mais fortes, que utiliza princípios de equilíbrio e consciência corporal para trabalhar todo o corpo.

4. Qualquer um pode ensinar Pilates
Para ser instrutor, é preciso ter formação no método Pilates e registro como educador físico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou áreas afins. Por isso, fique atento à formação do profissional no estúdio de Pilates que você está interessado. A formação no método também não se baseia em cursos de fim de semana. Para ensinar Pilates, é preciso estudar muito, conhecer a anatomia, as patologias e habilidades do corpo. Para aprender os exercícios, você precisa de um instrutor qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário