terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O método Pilates e os esportes com prancha

Devido ao grande crescimento do esportes com prancha como, surf, skate, kite-surf , wakeboard stand up paddle... O método Pilates pode ser utilizado para um aprimoramento do condicionamento físico e  prevenção de lesões, principalmente na coluna lombar.
Nos esportes com prancha os benefícios que o Método Pilates pode trazer são:
Na parte de condicionamento físico trabalha diversos grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, enfatizando a concentração e alinhamento postural.
No alinhamento postural trabalha e fortalece músculos abdominais, coluna e região pélvica. Como resultado desse fortalecimento na hora de realizar qualquer manobra, a postura não fica sobrecarregada e a coluna tem uma mobilidade maior na execução de manobras desde as básicas como as mais avançadas, com movimentos mais suaves e a pelve mais estabilizada.
O Pilates também desenvolve um trabalho de equilíbrio cujo o objetivo é não sobrecarregar a musculatura e, sim, desenvolver um trabalho mais específico para determinadas modalidades esportivas.
Aumento de coordenação neuromuscular, sendo um trabalho mais funcional e específico para o movimento de esportes com prancha.

Surf: fortalecimento da região lombar no momento em que está deitado na prancha realizando a remada;
Surf / Kite- Surf / Stand up paddle / Wakeboard: o trabalho de tonificação muscular auxilia e melhora na contração isométrica no momento em que está em pé na prancha e em todas as fases de execução de manobras (parte inicial e parte final do movimento). Assim, suporta uma maior carga nas articulações e coluna cervical e lombar.
Aumento da mobilidade toráxico – lombar na execução de manobras sem prejudicar a biomecânica dos movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário