quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Não deixe a fibromialgia governar sua vida

Fibromialgia não tem que governar sua vida. Cuidados coordenados de uma equipe de especialistas podem ajudá-lo a tomar conta desta condição de dor crônica.
A dor associada com fibromialgia varia muito entre os pacientes.
Dor por toda parte, às vezes direcionando o pescoço e ombros, costas, quadris e pernas, muitas vezes à noite, de manhã e com inatividade prolongada.
Insônia e sono agitado.
Rigidez no despertar.
Além disso, os pacientes com fibromialgia muitas vezes têm outras condições crônicas, incluindo:
Transtornos do humor como depressão ou ansiedade
Problemas médicos como síndrome do intestino irritável, cefaleia ou dificuldades urinárias.

A causa da fibromialgia é desconhecida. Muitas vezes, um evento traumático estressante, como a perda de um ente querido, pode desencadear a condição. As mulheres desenvolvem fibromialgia muito mais frequentemente do que os homens.
Cuidados coordenados por uma equipe é mais eficaz. A equipe deve incluir um reumatologista, médico de cuidados primários, terapeuta comportamental, fisioterapeuta e, se necessário, um terapeuta ocupacional,

É sempre bom lembrar! As pessoas com fibromialgia muitas vezes têm medo de exercitar porque doem mais depois de se moverem. Mas o exercício aumenta o nível de endorfinas, que melhoram o sono, a memória e o humor. Exercício também melhora a função cerebral e dá aos pacientes controle sobre seus próprios corpos. Os fisioterapeutas adaptarão um programa de exercícios para cada paciente.

Fonte: Cleveland Clinic

Nenhum comentário:

Postar um comentário