segunda-feira, 31 de março de 2014

Dicas de livros de cabeceira

Paralelamente a seu trabalho artístico com a dança, Ivaldo Bertazzo aprofundou-se no estudo fisioterápico do funcionamento do aparelho locomotor e da biomecânica, criando em 1975 a Escola do Movimento. Nela, vem auxiliando pessoas de diferentes classes sociais e ocupações, por Ivaldo denominadas "cidadãos dançantes", na educação do corpo e na transformação do gesto como manifestação de sua individualidade.
O livro Corpo vivo contém uma síntese do Método Bertazzo, testado e consolidado nestas mais de três décadas, e ensinará como estruturar o corpo nos âmbitos profissional, escolar e da saúde em geral, abordando temas como: centros de energia, recursos neurológicos para estimulação motora, movimento, apoios, planos e torções. Redigido de forma leve e bem-humorada, explicitado por numerosas fotografias e ilustrações, a obra conta com a colaboração das fisioterapeutas Ana Marta Nunes, Geni Castro, Juliana Storto e Liza Ostermayer.
 

Uma seleção de exercícios do Método Bertazzo que dá continuidade ao livro Corpo vivo: Reeducação do movimento, publicado pelas Edições Sesc SP em 2010. A obra é explicitada por fotografias e ilustrações apresentando exercícios que trabalham o alinhamento da postura ao manter-se em pé, movimentos relacionados à força da gravidade, coordenação motora fina, tórax e coluna vertebral, e estabilidade combinada à flexibilidade, extremamente úteis para idosos e como preparação para o envelhecimento saudável do ponto de vista motor. Colaboram com a obra as fisioterapeutas Ana Marta Nunes, Geni Castro, Juliana Storto e Liza Ostermayer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário