terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Proteja o corpo durante as compras de Natal!

 
O fim de ano. Não tem como fugir das compras. Mas lembre-se é preciso ter muito cuidado com o corpo para enfrentar esta maratona. Seguem algumas dicas para chegar às festas com tranquilidade e sem dores nas costas, pernas ou pés por andar demais e carregar peso.
Para evitar as dores, antes de sair de casa, faça alongamento. É conveniente esticar a musculatura do pescoço, costas, braços, punhos, dedos, pernas, região da virilha, tornozelos e pés. Alongar-se ajuda a evitar lesões.

Ir ao shopping de salto alto nem pensar! O tamanho do salto modifica a postura do corpo e o uso contínuo pode causar dores na coluna e no dorso. O calçado correto para enfrentar um longo período de compras é o tênis, com amortecimento, que seja adequado para praticar caminhada.

Outro motivo das dores é o longo tempo que se passa andando. O ideal é fazer pausas de cerca de 15 minutos a cada uma ou duas horas.

Quem faz compras carrega pacotes, caixas e sacolas, o melhor é dividir o peso de maneira a levar a metade em cada uma das mãos. Dividir os volumes entre os braços para não sobrecarregar apenas um lado do corpo e manter o peso próximo ao corpo ajuda a distribuir melhor o peso.

Fique atento na hora de erguer sacolas e caixas. Flexione sempre os joelhos, sem curvar a coluna que deve permanecer reta, e peça ajuda a outras pessoas se estiver pesado demais.

O peso em excesso pode dar origem a dores musculares ou torcicolos e até a danos vitalícios, comprometendo a qualidade de vida e a mobilidade futura. Os males mais comuns do excesso de peso são a cifose e a lordose (desvio para cima no final da coluna).

Chegando em casa, um escaldapé traz bastante bem estar. Não deixe que as compras tirem a sua saúde e disposição.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário