quinta-feira, 3 de março de 2016

Alerta os pais, e, principalmente, a saúde de seus filhos: o peso da mochila x postura

A importância de entender a coluna como a viga mestra de uma delicada edificação - o corpo humano -, sustentando e promovendo o equilíbrio das vértebras, dos discos intervertebrais (os quais funcionam como amortecedores desse sistema), além de músculos e ligamentos.

No Brasil, é cada vez maior o número de estudantes que apresentam problemas relacionados à coluna, sendo que esse percentual se eleva na época da volta às aulas. Já para a Academia Americana de Pediatria as mochilas são as grandes vilãs em 60% dos casos de meninos e meninas com problemas nas costas e nos ombros.Estudos demonstram que o peso da mochila não deve ser maior que 10 a 15% do peso da criança.

Como carregar as mochilas sem ter problemas na coluna?

• Mochila com alças:

Suas alças devem ser acolchoadas, com sua largura sem exceder o tamanho do dorso da criança e com altura sobre a região da cintura. Deverá estar ajustada ao tronco e carregada sobre os dois ombros. Jamais carregá-las em um só ombro pela sobrecarga em um lado do corpo. O modelo ideal é o específico para caminhadas (trilhas), pois tem uma tira que deve ser presa ao abdome, distribuindo melhor a carga;

• Mochilas de rodinhas:

A altura correta da alça deve ser o suficiente para que a criança não tenha que se inclinar para puxá-la – o puxador deve ser ajustável à sua altura. Suas costas devem estar retas ao puxar a mochila, pois os movimentos de rotação quando muito intensos e regulares não são bem tolerados, causando dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário