quinta-feira, 5 de março de 2015

Como comprar um tênis de corrida

American College of Sports Medicine publicou um guia para a prescrição de tênis de corrida, que deveria ser seguido por profissionais da saúde e corredores em busca de uma prática esportiva mais saudável.

• Formato do pé ou altura do arco plantar não são bons indicadores para guiarem a escolha do tênis
Evite comprar tênis baseado no conselho de alguém que te observou caminhando na loja. Sua passada e movimento do pé são muito diferentes na corrida em comparação a caminhada.

• Saiba que todo corredor prona o pé durante a corrida (ele se inclina para dentro). A pronação é um movimento normal do pé durante a caminhada e corrida. Pronação por si só não deve ser um fator para a escolha do tênis.
Bloquear a pronação com materiais no tênis pode na verdade causar problemas nos pés e joelhos. Pronações excessivas podem existir, mas na maioria dos casos isso pode ser corrigido com fisioterapia e exercícios de fortalecimento do pé, perna e quadril, o que é preferível ao invés do uso de um tênis com suporte.

Compre tênis no final do dia, quando seus pés estão um pouco inchados, como acontece na corrida. Assim ele não ficará apertado ao final do treino.

O tênis deve ser largo na parte da frente, onde ficam os dedos. Você deve ser capaz de abrir seus dedos facilmente dentro dele. Tênis estreito não permite a mobilidade normal dos dedos ou aperta os ossos do pé. Tênis com espaço permite que seu pé distribua as forças adequadamente durante a corrida.  Deve existir um espaço de pelo menos 1,3 cm entre os dedos e a ponta do tênis (um espaço de um dedo entre a ponta do dedão e a frente do tênis).

Evite:
Amortecedores altos e grossos.

Suporte extra para o arco do pé ou palmilhas ortopédicas. Esses itens são frequentemente desnecessários. Palmilhas ortopédicas devem ser consideradas assessórios temporários (menos do que 6-8 semanas), usados somente até o fortalecimento adequado do pé. Um fisioterapeuta pode ajudar com exercícios que fortalecerão a musculatura do pé e desta forma um suporte extra para o arco não é necessário.

Fonte:
Globo Esporte
http://www.acsm.org/docs/brochures/running-shoes.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário